terça-feira, 6 de setembro de 2016

TEMA: DIA NACIONAL DO FUTEBOL





O CCA com este tema buscou que os adolescentes pudessem:
  • Conhecer sobre a origem do futebol
  • Refletir sobre o esporte (futebol) na vida da criança e do adolescente
  •  Interagir com demais colegas
  • Treinar a atenção e memorização
  •  Conhecer sobre algumas profissões ligadas ao mundo do futebol
  •  Refletir sobre a importância de escolher uma profissão que lhe proporcione prazer
  •  Realizar atividade de pesquisa sobre faixa salarial, e curiosidades – time, idade, etc de um jogador de futebol que mais admira
  •  Conhecer obras que tratam da história do futebol a partir das artes plásticas
  •   Desenvolver a criatividade com atividade de pintura dentro do tema proposto
  • Sensibilizar-se através da percepção das relações entre o futebol e futebol para cegos 
  •  Vivenciar a movimentação do jogo sem a orientação visual
          Para tanto desenvolvemos algumas atividades tais como:

  • Dinâmica: Com quem estará a bola? Os adolescentes sentam no chão em círculo, um adolescente fica no centro com os olhos vendados, os adolescentes do círculo vão passando a bola de futebol de mão em mão até que o educador diga pare, este irá esconder a bola atrás dele, o adolescente do centro tira a venda e aponta para aquele que acha que esta a bola, se acertar troca o adolescente do centro, se errar continua a brincadeira. Após a brincadeira argumentar sobre o tema que será trabalhado, pois a dica é a bola que manusearam durante a dinâmica (futebol) 
  • Assistir vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bWnS2dIDgQA (4:26) para introdução do tema 
  • Passar slides com informações sobre a origem do futebol
  • Confecção Jogo da Memória com times brasileiros e após brincadeira Jogo da memória entre adolescentes 
  •  Despertar o interesse para algumas profissões ligadas ao futebol, pedir para que citem algumas profissões que eles conhecem e após essa discussão passar os vídeos: Sobre preparador de goleiros – 3’47, Profissão de goleiro – 5’59, Vida de jogador (YouTube), em roda  de conversa sobre o último vídeo, instigando principalmente aqueles que sonham com essa vida do futebol
  •  Aplicar a seguinte atividade – 20 min
1)    Dividir em grupos para que pesquisem no computador, ou notebook, sobre a faixa salarial e curiosidades de um jogador de futebol que mais admira;
2)    Fazer a leitura no grupo;

  •  Vídeo: Profissão Repórter – Tudo pelo futebol (15:27) https://www.youtube.com/watch?v=xONOaj5YcWg, discussão sobre o vídeo em roda de conversa (jogadores que dão a vida pelo futebol, a participação nas peneiras, jogadores sem salários que dividem casa com objetivos futuros, meninos novos que apresentam salários grandes 
  • Mostrar slides com obras de Candido Portinari e Futebol na favela de Helena Santos e suas releituras 
  • Aplicar atividade de Releitura da obra com uso de bandejas de frios, tinta e massa de modelar
  • ·         Questionar com os adolescentes se conhecem o futebol e sua variação das quadras que é chamada de futsal, se alguém já ouviu falar do futebol de cegos e se já se imaginou disputando uma partida de futsal sem enxergar nada (vendado). Informar que esse jogo existe, e a falta da visão se torna um elemento bem interessante para sua prática
    ·         Mostrar vídeo: Futebol para cegos (2:30), importante ressaltar o respeito por este tipo de deficiência - https://www.youtube.com/watch?v=6L4hXGvpwGo e https://www.youtube.com/watch?v=mdX2nFFeO28  

    Explicar como funciona o jogo: Todos os jogadores de linha devem usar vendas para garantir que todos estejam em iguais condições (a orientação é feita através da audição). Somente o goleiro, que tem sua área de atuação reduzida (delimitada), pode enxergar. Quando a bola está em jogo, os jogadores são obrigados a avisar que vão disputar uma bola (para evitar acidentes). A bola possui um guizo que produz som para orientar os atletas. A torcida deve permanecer em silêncio total para não confundir os jogadores (assim podem ouvir onde se encontra a bola, pelo barulho do guizo). As equipes contam com um “chamador”, que fica atrás do gol adversário para orientar os jogadores no ataque. No meio de quadra a orientação é feita pelo técnico. As laterais da quadra têm muretas (bandas) de 1,20 metros para delimitar o espaço de jogo. Dessa forma, só há cobrança de lateral quando o chute passa por cima da mureta (banda). O goleiro não tem deficiência visual e orienta os atletas na defesa.
    Levá-los para quadra, adaptar a bola com sacolas plásticas, tapar olhos adolescentes
    • Sugerir uma partida de futebol
    • Discutir sobre o que acharam do jogo, Quais foram as dificuldades sentidas para vivenciá-lo, O jogo ficou mais fácil com presença de um guia ou sem ele, se poderíamos fazer mais alguma coisa para que o jogo se torne ainda mais agradável, quais os comentários e conclusões acerca das atividades vivenciadas?


















Nenhum comentário:

Postar um comentário