O CCA com este tema buscou que os adolescentes pudessem:
- Conhecer sobre a origem do futebol
- Refletir sobre o esporte (futebol) na vida da criança e do adolescente
- Interagir com demais colegas
- Treinar a atenção e memorização
- Conhecer sobre algumas profissões ligadas ao mundo do futebol
- Refletir sobre a importância de escolher uma profissão que lhe proporcione prazer
- Realizar atividade de pesquisa sobre faixa salarial, e curiosidades – time, idade, etc de um jogador de futebol que mais admira
- Conhecer obras que tratam da história do futebol a partir das artes plásticas
- Desenvolver a criatividade com atividade de pintura dentro do tema proposto
- Sensibilizar-se através da percepção das relações entre o futebol e futebol para cegos
- Vivenciar a movimentação do jogo sem a orientação visual
Para tanto desenvolvemos algumas atividades tais como:
- Dinâmica: Com quem estará a bola? Os adolescentes sentam no chão em círculo, um adolescente fica no centro com os olhos vendados, os adolescentes do círculo vão passando a bola de futebol de mão em mão até que o educador diga pare, este irá esconder a bola atrás dele, o adolescente do centro tira a venda e aponta para aquele que acha que esta a bola, se acertar troca o adolescente do centro, se errar continua a brincadeira. Após a brincadeira argumentar sobre o tema que será trabalhado, pois a dica é a bola que manusearam durante a dinâmica (futebol)
- Assistir vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bWnS2dIDgQA (4:26) para introdução do tema
- Passar slides com informações sobre a origem do futebol
- Confecção Jogo da Memória com times brasileiros e após brincadeira Jogo da memória entre adolescentes
- Despertar o interesse para algumas profissões ligadas ao futebol, pedir para que citem algumas profissões que eles conhecem e após essa discussão passar os vídeos: Sobre preparador de goleiros – 3’47, Profissão de goleiro – 5’59, Vida de jogador (YouTube), em roda de conversa sobre o último vídeo, instigando principalmente aqueles que sonham com essa vida do futebol
- Aplicar a seguinte atividade – 20 min
1)
Dividir em grupos para que pesquisem no
computador, ou notebook, sobre a faixa salarial e curiosidades de um jogador de
futebol que mais admira;
2)
Fazer a leitura no grupo;
- Vídeo: Profissão Repórter – Tudo pelo futebol (15:27) https://www.youtube.com/watch?v=xONOaj5YcWg, discussão sobre o vídeo em roda de conversa (jogadores que dão a vida pelo futebol, a participação nas peneiras, jogadores sem salários que dividem casa com objetivos futuros, meninos novos que apresentam salários grandes
- Mostrar slides com obras de Candido Portinari e Futebol na favela de Helena Santos e suas releituras
- Aplicar atividade de Releitura da obra com uso de bandejas de frios, tinta e massa de modelar
-
· Questionar com os adolescentes se conhecem o futebol e sua variação das quadras que é chamada de futsal, se alguém já ouviu falar do futebol de cegos e se já se imaginou disputando uma partida de futsal sem enxergar nada (vendado). Informar que esse jogo existe, e a falta da visão se torna um elemento bem interessante para sua prática· Mostrar vídeo: Futebol para cegos (2:30), importante ressaltar o respeito por este tipo de deficiência - https://www.youtube.com/watch?v=6L4hXGvpwGo e https://www.youtube.com/watch?v=mdX2nFFeO28
- Sugerir uma partida de futebol
- Discutir sobre o que acharam do jogo, Quais foram
as dificuldades sentidas para vivenciá-lo, O jogo ficou mais fácil com presença
de um guia ou sem ele, se poderíamos fazer mais alguma coisa para que o jogo se
torne ainda mais agradável, quais os comentários e conclusões acerca das
atividades vivenciadas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário