PROJETO RESGATANDO VALORES - NATAL
Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência
humana, onde os valores morais referem-se às relações das pessoas em
sociedade, às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas
da nossa atividade, como a verdade, a honra, a liberdade, a
responsabilidade, a justiça, a solidariedade, a honestidade. Os valores
morais são indispensáveis à convivência humana. Já os valores religiosos
referem-se às relações dos homens com Deus. Deus é o valor supremo. É
fonte e modelo de tudo o que é bom, belo, verdadeiro e justo. Por isso, o
homem precisa dele e dos valores religiosos para ser feliz. A fé, a
esperança e a caridade constituem os fundamentos dos valores religiosos.
O que tem nos preocupado é a negação desses valores em virtude da busca
do desenvolvimento individual e social. Há consenso de que os valores
estão se degradando e/ou se modificando pela emergência de novos
valores. Essa instabilidade ou mesmo perda de referencial pode se
definir como uma “crise de valores”, onde se observa uma descrença e,
consequentemente, um abandono dos valores humanos considerados até então
como os mais nobres do ponto de vista social, até mesmo o bem mais
precioso do ser humano, a vida, está sendo banalizado e perdido por
motivos fúteis.
Atualmente a indisciplina, a rebeldia, o
envolvimento dos jovens com álcool e drogas e os insatisfatórios índices
de aprendizagem tem sido a grande preocupação da escola e dos pais.
Acredita-se que chegamos a esse ponto devido à falta de uma educação
pautada na moral e nos valores. Partindo da certeza de que são os
valores que nos tornam humanos, o presente projeto tem a finalidade de
resgatar esses valores.
JUSTIFICATIVA
Trabalhar
valores humanos, seus conceitos e suas práticas se fazem necessário,
pois é papel da escola oferecer um ensino significativo capaz de
fornecer bases culturais e criar hábitos que tornem possível viver em
sociedade.
Este projeto partiu da necessidade de
canalizar problemas cotidianos em sala, individual ou coletivo, que
impedem ou prejudicam o bom desenvolvimento, estendendo-se às famílias,
fazendo com que todos possam refletir e cultivar os valores necessários
para a vida em sociedade.
A inserção de valores no SCFV ganhará mais
força ao permear com a postura dos educadores, pois o professor inspira
queira ele ou não. Portanto, o presente projeto permitirá ao educador
refletir com bastante carinho e cautela sobre seus verdadeiros valores,
não os valores professados pela boca, mas os que ele pratica, se ele
quiser tomar para si conscientemente a tarefa de ajudar a formação de um
sistema de valores pelos alunos.
OBJETIVOS
Geral: Promover
reflexão ampla sobre os valores humanos incentivando a prática desses
valores no dia-a-dia. Contribuir na formação de pessoas na busca e na
defesa constante dos valores sociais já esquecidos por grande parte de
nossas famílias.
Específicos:
• Resgatar os valores humanos como: a verdade, o respeito, o amor, a honestidade, entre muitos outros;
• Analisar as próprias atitudes;
• Respeitar todo ser humano independente de religião, origem social, etnia, sexo, opinião e cultura;
• Preencher o tempo ocioso dos adolescentes, no momento em que estão
fora da escola formal, com ideias construtivas e de valores;
• Contribuir para a formação de cidadãos autênticos;
• Auxiliar os pais e professores na educação das nossos adolescentes
• Criar ambiente de respeito e harmonia;
• Diminuir as atitudes agressivas nas escolas, família e comunidade;
• Promover a paz.
METODOLOGIA
• Assistir a filmes que abordem determinados valores e permitam a reflexão e discussão sobre o tema;
• Leitura de textos informativos e fábulas envolvendo os valores humanos
• Realização de dinâmicas;
• Trabalhar com músicas, vídeos.
• Trabalhar o verdadeiro sentido do Natal e os valores relacionados a ele;
• Confecção de murais
• Aplicação de atividades escritas para enriquecer os temas trabalhados;
OBS: As atividades desenvolvidas no decorrer das semanas estão melhor especificadas nos planos de aula dos educadores.
Adolescentes
confeccionaram as meias e cartinhas com seus desejos ao "Papai Noel",
após foram colocadas na "Lareira Adote um Sorriso, em uma semana todas
as cartinhas já estavam apadrinhadas!! AVALIAÇÃO
Dar-se-á por meio do feedback, sem atribuição de valor
numérico, onde os professores irão extrair o que aconteceu de positivo e
negativo durante a realização de cada ação, permitindo assim novos
estímulos
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