domingo, 4 de setembro de 2016

TEMA: 25 DE DEZEMBRO - NATAL

PROJETO RESGATANDO VALORES - NATAL
Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana, onde os valores morais referem-se às relações das pessoas em sociedade, às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade, como a verdade, a honra, a liberdade, a responsabilidade, a justiça, a solidariedade, a honestidade. Os valores morais são indispensáveis à convivência humana. Já os valores religiosos referem-se às relações dos homens com Deus. Deus é o valor supremo. É fonte e modelo de tudo o que é bom, belo, verdadeiro e justo. Por isso, o homem precisa dele e dos valores religiosos para ser feliz. A fé, a esperança e a caridade constituem os fundamentos dos valores religiosos.
O que tem nos preocupado é a negação desses valores em virtude da busca do desenvolvimento individual e social. Há consenso de que os valores estão se degradando e/ou se modificando pela emergência de novos valores. Essa instabilidade ou mesmo perda de referencial pode se definir como uma “crise de valores”, onde se observa uma descrença e, consequentemente, um abandono dos valores humanos considerados até então como os mais nobres do ponto de vista social, até mesmo o bem mais precioso do ser humano, a vida, está sendo banalizado e perdido por motivos fúteis.
Atualmente a indisciplina, a rebeldia, o envolvimento dos jovens com álcool e drogas e os insatisfatórios índices de aprendizagem tem sido a grande preocupação da escola e dos pais. Acredita-se que chegamos a esse ponto devido à falta de uma educação pautada na moral e nos valores. Partindo da certeza de que são os valores que nos tornam humanos, o presente projeto tem a finalidade de resgatar esses valores.
JUSTIFICATIVA
Trabalhar valores humanos, seus conceitos e suas práticas se fazem necessário, pois é papel da escola oferecer um ensino significativo capaz de fornecer bases culturais e criar hábitos que tornem possível viver em sociedade.
Este projeto partiu da necessidade de canalizar problemas cotidianos em sala, individual ou coletivo, que impedem ou prejudicam o bom desenvolvimento, estendendo-se às famílias, fazendo com que todos possam refletir e cultivar os valores necessários para a vida em sociedade.
A inserção de valores no SCFV ganhará mais força ao permear com a postura dos educadores, pois o professor inspira queira ele ou não. Portanto, o presente projeto permitirá ao educador refletir com bastante carinho e cautela sobre seus verdadeiros valores, não os valores professados pela boca, mas os que ele pratica, se ele quiser tomar para si conscientemente a tarefa de ajudar a formação de um sistema de valores pelos alunos.
OBJETIVOS
Geral: Promover reflexão ampla sobre os valores humanos incentivando a prática desses valores no dia-a-dia. Contribuir na formação de pessoas na busca e na defesa constante dos valores sociais já esquecidos por grande parte de nossas famílias.
Específicos:
• Resgatar os valores humanos como: a verdade, o respeito, o amor, a honestidade, entre muitos outros;
• Analisar as próprias atitudes;
• Respeitar todo ser humano independente de religião, origem social, etnia, sexo, opinião e cultura;
• Preencher o tempo ocioso dos adolescentes, no momento em que estão fora da escola formal, com ideias construtivas e de valores;
• Contribuir para a formação de cidadãos autênticos;
• Auxiliar os pais e professores na educação das nossos adolescentes
• Criar ambiente de respeito e harmonia;
• Diminuir as atitudes agressivas nas escolas, família e comunidade;
• Promover a paz.


METODOLOGIA
• Assistir a filmes que abordem determinados valores e permitam a reflexão e discussão sobre o tema;
• Leitura de textos informativos e fábulas envolvendo os valores humanos
• Realização de dinâmicas;
• Trabalhar com músicas, vídeos.
• Trabalhar o verdadeiro sentido do Natal e os valores relacionados a ele;
• Confecção de murais
• Aplicação de atividades escritas para enriquecer os temas trabalhados;
OBS: As atividades desenvolvidas no decorrer das semanas estão melhor especificadas nos planos de aula dos educadores.




Adolescentes  confeccionaram as meias e cartinhas com seus desejos ao "Papai Noel", após foram colocadas na "Lareira Adote um Sorriso, em uma semana todas as cartinhas já estavam apadrinhadas!! AVALIAÇÃO
Dar-se-á por meio do feedback, sem atribuição de valor numérico, onde os professores irão extrair o que aconteceu de positivo e negativo durante a realização de cada ação, permitindo assim novos estímulos



























































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