E a convivência no campo socioeducativo é uma oportunidade de vivência e afirmação de atitudes e valores que fortaleçam e despertem o prazer de viver em comunidade, a importância da vida.
O Centro de Convivência de Adolescentes, tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária; buscando o retorno ou permanência dos adolescentes na escola; buscando o desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.
As atividades também devem desenvolver habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital.
OBJETIVO
Desenvolvemos uma avaliação com os adolescentes objetivando avaliar as ações desenvolvidas no Centro de Convivência do Adolescente – Telêmaco Borba
ASPECTOS METODOLÓGICOS
Ao avaliar utilizamos de uma reunião mensal, sempre no último dia do mês com o grupo de 50 adolescentes atendidos no serviço, através de perguntas abertas e fechadas do trabalho desenvolvidos pelos seguintes integrantes: Coordenadora, Pedagoga, Educadora e auxiliar social.
Os eixos trabalhados são: Convivência Social, Direito de ser e participação. Diante do exposto, avaliar as ações ofertadas no âmbito do CCA mostra-se significativamente importante, uma vez que compreendemos que avaliações devem ser continuadas e permanentes e não apenas ao encerramento das ofertas, pois assim, pode-se em tempo hábil construir estratégias, redimensionar as práticas e agir pontualmente frente aos interesses da população usuária.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Consideramos muito válida a ação, com a aceitação da proposta e participação dos adolescentes com pontuações críticas, posicionamentos e sugestões de melhoria. O trabalho social realizado com os adolescentes requer daqueles que o conduzem, criatividade, dinamismo e astúcia. A adolescência enquanto fase que divide o ser criança do ser adulto representa importante ciclo que presume a consolidação da identidade.
Os jovens sentem necessidade de socializarem-se e construírem rede de apoio e ainda, devem ser vistos como agentes multiplicadores de boas informações em seus territórios. Ouvi-los no cotidiano é essencial para oferta de ações focadas e direcionadas, todavia avaliar sistematicamente, continuadamente e permanentemente tem se apresentado como fator potencial para garantia do direito à qualidade de atendimento.
A reunião foi registrada em Ata, esta que permanece guardada na secretaria do CCA, e a equipe realizou uma reunião para traçar planejamento sobre o que foi apontado, discutido e sugerido pelos adolescentes
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