PLANEJAMENTO
EIXO: Convivência Social, direito de ser, participação
SUBEIXO: Capacidade de realizar tarefas em grupo, direito de pertencer, participação no serviço, participação no território, participação como cidadão
OBJETIVO
- Aprofundar conhecimento sobre a escola desde os Jesuítas e seu papel importante na fundação das primeiras escolas no Brasil
- Comparar escolas sob tutela policia militar, escolas no Japão x Colégio que adolescente estuda
- Despertar o cuidado pelo espaço onde se produz e transmite conhecimentos
- Conhecer cursos técnicos
- Assistir vídeo sobre Colégios sob tutela da Polícia Militar com discussão sobre pontos positivos e negativos
- Assistir vídeo de uma escola no Japão, para estabelecer comparações
- Assistir filme Diário de um banana, onde um menino de 13 anos procura a popularidade na escola
- Abordar a violência na escola (professor x alunos/ aluno x professor - aluno x aluno) provocando a reflexão das diversas causas desta violência.
- Aplicar algumas atividades diferenciadas, como a
limpeza da quadra de um Colégio próximo ou onde o adolescente estuda,
limpeza do pátio, pintura nos bancos e banquetas utilizados pelos alunos, colaborar com voluntariado em uma Escola pintando suas calçadas
- Encerrar com uma visita a algum Instituto ou Colégio que oferta cursos técnicos, para que possam conhecer a estrutura física e entender sobre os cursos que são ofertados objetivando despertar nos adolescentes o interesse em participar de processos seletivos futuros da Instituição
RECURSOS
AVALIAÇÃO
Contínua e diagnóstica
Nenhum comentário:
Postar um comentário